Vamos falar de livros sobre a chegada de um irmão? A chegada de um bebê mexe com as estruturas de uma casa. Quando o assunto é a chegada de um irmão, a família toda já fica de orelha em pé e a pergunta que não quer calar é sempre: “Será que o filho mais velho vai lidar bem com o novo morador da casa? Ciúmes? Medo? Agressividade?” A verdade é : Um dia de cada vez, com muito amor e acolhimento. Vivendo com plenitude esse momento, sentido-se à vontade para expressar os sentimentos.

A leitura é sempre uma boa aliada, todavia, não dá pra garantir nada! Não dá pra saber a reação quando o bebê nascer e nós adultos também precisamos falar sobre o momento e aceitar medos e inseguranças!

Compartilhar é SEMPRE o melhor remédio!

Então… Deixo aqui algumas dicas de Livros sobre a chegada de um irmão. ( CLIQUE NO NOME DO LIVRO PARA COMPRAR)

* A irmã do Gildo, da querida Silvana Rando. Brinque book. Laurinha já apareceu no livro do Gildo (na cena fofa da fralda!) mas agora temos a oportunidade de saber como foi sua chegada. Qual mamãe não morre de amores com o primeiro encontro de irmãos, cena que transborda amor!

Ah…. Gildo, você se supera no quesito fofurice!

*Eu. Menena Cottin. Pallas Mini. Pallas Mini.

Um livro que encanta pais e filhos. A chegada de um bebê faz nascer uma mãe, um pai, avós. Uma família. Na nossa leitura (quando Elisa chegou)  “Eu” ganhou nome próprio e foi tornando palpável esse momento de ansiedade abstrata que vivemos: a chegada de mais um bebê. Se para nós adultos é complexo, imagine para uma criança!

*Eu ( não) gosto de você! Raquel Matsushita. Jujuba Editora .  A chegada de um irmão não é simples. Mexe com os ânimos de toda a casa. Este livro abre espaço para a conversa – e até para a reflexão dos próprios pais – sobre a construção do amor e a possibilidade de não amar “logo de cara” o novo morador da casa.

*Um bebê vem aí – John Burningham – Paz e Terra. Faz parte do processo da maternidade ( e paternidade também!) fazer planos para a chegada do bebê. Sonhar como serão situações cotidianas agora com um novo integrante… Acontece que , para o irmão mais velho pode não ser tão simples assim acrescentar mais um na programação!

*Eu só Só eu. Ana Saldanha e Yara Kono. Peirópolis. Para um filho único, tudo é seu. Só seu. O quarto, o jardim, a comida da avó, o triciclo, o abraço do pai, o colo da mãe…Mas isso tudo pode mudar! ( e olha… por aqui as mudanças aconteceram já na gestação…)

*Tudo muda – Anthony Browne – Pequena Zahar . Mas afinal, o que vai mudar? Com delicadeza no texto e nas ilustrações extraordinárias- característica de Anthony Browne – o autor aborda as incertezas quando o assunto é uma mudança anunciada – a chegada de um bebê!

*Nós agora somos 4. Lilli L´arronge. Companhia das Letrinhas. Através de quadros da vida real de uma família que acabou de receber um bebê é possível se identificar em TODAS AS PÁGINAS ????.

*10 motivos para você vir logo aqui em casa. Pablo lugares e Alexandre Rampazo. Gato Leitor. Esperar é uma das coisas mais difíceis desta vida Mas, enquanto esperamos é possível ir pensando o que é possível fazer com aquele que está prestes a chegar: mergulhar – se for um dia de sol, jogar e fazer artes! E se você pensa que vale só para as crianças… enganou-se, nós adultos também precisamos nos exercitar para a espera ( e olha que uma mãe que esperou 42 semanas e 3 dias fala com propriedade kkk).

Que tal conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho?