Contos de Fadas

Os contos de fadas encantam as crianças desde muito cedo! Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, Cinderela, João e Maria, A Bela e a Fera, todas essas histórias fizeram e fazem parte da vida literária das crianças.

Mas dia desses, a Marina pediu que eu lesse João e Maria. A Elisa me chamou e o Fernando ficou com a missão de terminar a leitura. Quando saiu do quarto, de olhos arregalados ele questionou: Você conta essa história para a Marina? João e Maria abandonados pelos pais na floresta e no final, quando voltam a mãe morreu!

A verdade é que os contos de fadas trazem à tona questões muito profundas. “Esta é exatamente a mensagem que os contos de fada transmitem à criança de forma múltipla: que uma luta contra dificuldades graves na vida é inevitável, é parte intrínseca da existência humana – mas que se a pessoa não se intimida mas se defronta de modo firme com as opressões inesperadas e muitas vezes injustas, ela dominara todos os obstáculos e, ao fim, emergirá vitoriosa.” Bruno Bettelheim.

Sendo assim, se contamos aquelas adaptações distorcidas onde todos os conflitos humanos são retirados e a história vem leve como uma pluma, estamos privando nossas crianças de entrarem em contato com questões muito importantes para o seu desenvolvimento, amparadas por adultos e pelo distanciamento que a história proporciona.

Como diz Ilan Brenman, as histórias proporcinam uma “vacina literária”. Elas mostram o lado sombrio da vida oferecendo imunidade simbólica.

Trago hoje uma #listinhadedomingo com alguns contos de fadas que temos por aqui! Não tenha medo de ler, mas a minha dica é: leia antes e ao apresentar para as crianças, não antecipe questões que podem surgir. Acredite na capacidade do seu filho de vivenciar a leitura e superar os desafios!

E olha… só um relato. Certa vez, logo depois do meu avô morrer fui reler João e Maria para a Marina. Eu estava mexida com a morte do meu avô e no final omiti a morte da mãe. Tínhamos lido a história há mais de um mês, e quando eu disse fim ela questionou: “Por que a mãe não morreu no final?” Deu pra entender quem é que estava com medo de entrar em contato com a morte né? (coisa de mãe!)

Anota aí!

Contos de fadas – edição comentada e ilustrada. Além das histórias originais o livro traz muita informações para nós adultos. Amo o meu e acho que toda casa merecia ter uma lindeza dessa!

Branca de neve – este reconto do Gil Veloso pela Editora Pulo do Gato me apresentou a verdadeira Branca de Neve! Até então eu só conhecia a versão Disney, e quer saber… Essa é muito melhor!

Barba Azul. O que é esse livro minha gente? Uma adaptação de Anabella López, com tradução da Susana Ventura. Eu só digo que além da história ser muito envolvente, as ilustrações são um capítulo a parte!

Contos da meia-noite do mundo. Quando seu filho, de idade mais avançada, disser que os contos de fadas são histórias para “bebezinhos” apresente essa versão! Ela é para os mais velhos e traz 3 contos de deixar qualquer um de boca aberta : A matéria do silêncio, Maldito pé pequeno e a Donzela feroz.
Com certeza vai render um bom bate papo e um encontro com as origens dos contos de fadas. Olha, eu delirei quando li!

Contos Maravilhosos Infantis Domésticos. Gente!!! Esses livros da Cosac estão esgotados, mas olha… eu descobri nele contos que nunca tinha ouvido! Sem contar que foi nele que descobri que as adaptações foram acontecendo ao longo dos anos, suavizando tudo que pudesse chocar. E aí, a verdade foi ficando de lado e apresentamos às crianças um mundo perfeito. ( E não é bem isso que elas vivem diariamente né?). Alguém reedita?

Gostou da listinha? Então confere outras aqui nesse mar!