Quer dica de leitura para o dia dos pais? Eu não sou fã de datas comemorativas. Sou daquelas “ todo dia é dia”, mas o dia dos pais está chegando e eu já recebi pedidos de dicas! Então, a listinha da semana vai especialmente para eles:

O Pai da Mamãe – Leitura inspiradora no instagram.


Meu pai é uma figura. Rosana Mont´Alverne e Maurizio Manzo. Aletria. Quem nunca se pegou contando peripécias do seu pai: “o meu pai não sai todo dia para trabalhar. Não usa crachá. Nunca usou terno. Dorme tarde e acorda cedo. O meu pai é uma figura!”.
 .
Pê de pai: Isabel Minhós Martins e Bernando P. Carvalho. SESI-SP Editora. Um pai é capaz de tudo para alegrar um filho. Pode se tornar um avião na hora da brincadeira e um esfregão na hora do banho. Esconderijo, Colchão… No livro as imagens falam por si só! Um livro que proporciona uma verdadeira brincadeira entre pai e filho na hora da leitura.

Purê de Maçã. KlaasVerplancke. Scipione. Eu sempre suspiro com esse livro! Ele retrata a relação pai e filho em diversos momentos: durante a brincadeira, o cansaço do pai e até mesmo aquele momento tempestade quando parece que a casa vai cair. Eu sempre sinto o cheirinho de maçã no final da história.

Meu pai o grande pirata. Davide Cali e Maurizio A.C. Quarello. Pequena Zahar. Sabemos de toda a história através do menino, filho de um pirata que passa o ano todo longe de casa e só volta nas férias, por duas semanas, cheio de mapas e histórias. Muitas aventuras vividas a bordo do Esperança – um navio pirata com uma tripulação curiosa: Tatuado, Tabaco, Barbudo, Diminuto, Fígado, Turco, Vendaval, Salsicha e Centavo. .
Um dia, chegou um telegrama. O pai não voltou e o menino, com sua mãe, precisou viajar para encontrá-lo. Mas não foram de barco. A viagem foi de trem e ao chegar ao destino não havia mar…
Um livro sensível, sobre amor e mentiras, ou amor e histórias… Um verdadeiro Mar de Histórias!
 
Meu pai é uma girafa. Stephen Michael King. Brinque Book. Os pititicos amam esse livro! Lembro que a Marina andava com ele embaixo do braço e vivia contando a história: um menino que vai elencando as características gigantescas de seu pai: ele é mais rápido do que eu,mas não se importa de ir mais devagar… e andar na minha velicidade…
Pai Francisco. Marina Miyazaki e Marcus Vinícius Vasconcelos. Editora Pólen. Minha gente… Que livro! Daqueles que tiram o fôlego do leitor e deixam um nó na garganta. Sabe aquela cantiga popular :”pai Francisco entrou na roda, tocando seu violão dororón dondón. Vem de lá Seo Delegado e Pai Francisco foi pra prisão.” Pois bem… Este é o pai Francisco. “ Um pai real, um pai imaginário, um pai do mal, um pai do bem. Todos habitam o mesmo pai. Uma criança pode imaginar ou fazer do homem reprovado pela sociedade o melhor pai do mundo. Isso faz de uma criança um filho.” Sem mais palavras! LEIAM! 

Curtiu a dica de leitura para o dia dos pais? Que tal espiar as dicas de leitura Antirracismo.