livros que retatam a relação de irmãos

Irmão, segundo o dicionário teria a seguinte definição: “ aquele que, em relação a outrem, tem a mesma mãe e o mesmo pai; irmão germano”.

Nesta quarentena a relação entre as irmãs aqui de casa se intensificou. Elas se aproximaram muito, mas ao mesmo tempo as encrencas aumentaram ( também é necessário considerar que a Elisa cresceu e já não tolera tudo! Mas aí bate aquele desespero de mãe para segurar as pontas e as encrencas…

Tá surtando por aí com irmãos em “Pé de Guerra”? Separei hoje alguns livros da nossa biblioteca que retratam a relação entre irmãos, e espero que eles possam ser inspiradores para os irmãos dái. Que eles abram caminhos para o diálogo e a compreensão de muitos sentimentos confusos… Conversar é sempre o melhor caminho!

O Túnel. Anthony Browne. Pequena Zahar. Dois irmãos muito diferentes que viviam brigando. Um dia mãe se cansou de tanta discussão e mandou os dois juntos pra fora, para arejar a cabeça. Os dois então encontram o túnel, e tudo mudou…

Quando você não está aqui. María Hergueta. Pulo do Gato. Irmãos… Relação louca e contraditória. Amor e disputas diárias que enlouquecem os pais.”Quando você não está aqui” aborda a relação de irmãos já “crescidos”. Quando já brincam junto (ou não) e disputam a atenção em casa.  A ausência da irmã permite o reinado absoluto, mas também traz um vazio ao personagem da história. Livro lindo de uma jovem autora e ilustradora espanhola. Ela nos presenteia com a simplicidade das palavras e a profundidade das imagens. Uma reflexão interessante sobre  liberdade, solidão e a necessidade do outro para se sentir completo.

As Gêmeas de Moscou. Luis Fernando Veríssimo e Rogério Coelho. Companhia das Letrinhas. Olga e Tatiana eram gêmeas idênticas e ambas eram bailarinas dedicadas. Todavia, Olga era arrogante e tratava mal a irmã, que mesmo assim, era doce e apoiava a irmã. Um dia a meia calça de Olga cai na frente de todos e ela sai do palco morrendo de vergonha. Não posso contar mais nada a partir daí… mas posso garantir que o final traz boas reflexões!

Joana e Lia. Sandrine Bonini e Sandra Desmazières. Pequena Zahar. Joana é irmã de Lia e Lia é irmã de Joana… Era como se fossem uma só, a diferença de idade era tão pouca. Mas a mudança de escola de Joana mudou tantas coisas!
Constatar que o tempo passa e as relações se transformam não é fácil. E isso acontece com irmãos, pai, mãe, amigos. O fato de cada um seguir seu caminho e construir novos vínculos, querendo ou não traz grandes mudanças. .
É o Fim? Depende! Lia e Joana aqueceram meu ❤, deixaram saudade de um tempo e a certeza de muitas histórias vividas!

Clara e Gabriel. Ilan Brenman e Silvana Rando. Brinque Book. Esta é uma coleção que eu adoro e que conta as aventuras de Clara e Gabriel, dois irmão muito criativos e cheios de ideias! Essa coleção foi reeditada pela Moderna, mas eu confesso que sou dessas “tias apegadas” e acho que a Clara e o Gabriel não podiam ter mudado de cara kkk ( e olha que eu sou fã do Guilherme Karsten que fez as novas ilustrações…)

Gostou dessa listinha? Quer espiar outras? Navegue neste Mar!