Leitura para bebês
Quando eu devo começar a ler para o meu bebê? Bebê leitor AGORA!!! Mesmo que ele ainda esteja na sua barriga. Sim! Os livros podem fazer parte da listinha de chá de bebê do seu pequeno, itens fundamentais no enxoval.
Por mais que pareça estranho ler em voz alta para a barriga, aventure-se! Estudos comprovam que o bebê a partir das 20 semanas, já reconhece a voz da mãe! Leia, cante, converse com seu pequeno.
E depois que ele nascer, faça da leitura um hábito. A leitura para bebês é um momento de exploração e cumplicidade. A leitura estreita o vínculo e permite momentos de aconchego!
Mas como ler? Entregando-se ao momento! Aprecie as imagens, leia o texto, converse com o bebê sobre o que estão vendo. Esteja presente e se divirta com esse momento. Mas quando começar a ler para o meu bebê? Pode ser a qualquer hora, não necessariamente para dormir.
É fundamental que você selecione bons livros, porque os livros são o primeiro contato do bebê com obras de arte… então, ESCOLHA BEM!
Não precisa ter páginas duras, não precisa ser colorido, muito menos ter personagens da TV(PELO AMOR DE DEUS!). Também não é necessário ter texturas ( o mundo tem texturas muito mais interessantes do que um livro) ou emitir sons.
Inicialmente, não se prenda ao texto na íntegra. Explore o livro. Cante, chame a atenção para as imagens. Saiba que o livro é um objeto e portanto tem peso, cheiro, textura e até mesmo um gosto… Leia no tempo do bebê. Se ele quiser sair, tudo bem. Deixe o livro disponível para quando ele quiser voltar. (por isso as prateleiras e as casinhas das Cadô Design são fundamentais por aqui!
Não se cobre. É fundamental que este seja um momento de troca. Aqui está uma listinha de livros que fizeram sucesso com os bebês desse mar ( é só clicar no nome do livro para comprar!):
Bia e o Elefante – Carolina Moreyra e Odilon Moraes. Jujuba.
Tudo é relativo. Claudia Rueda. Cereja editora.
Akikó. Regina Miranda. Mazza.
Aqui estamos nós. Notas sobre como viver no planeta Terra. Oliver jeffers. Salamandra.
Isso eu sei! Moni Port. Callis
Cabe… Fê. Paulinas.
Todo mundo boceja. Anita Bijsterbosh. Brinque Book
Livro Clap. Madalena Matoso. Companhia das letrinhas.
O animal mais feroz. Dipacho. V&R
Mágica. Nina e Ludovico. Aline Abreu. Jujuba
Tchim! Virginie Morgand. SM.
Bola Vermelha. Vanina Starkoff. Pulo do gato.
Eu listaria aqui mais uns 20 que foram sucesso com as meninas… quem sabe em breve faço uma nova edição de livros para bebês… Mas já deu pra entender né? Quando eu devo começar a ler para o meu bebê? Bebê leitor AGORA!
Deixe aqui seu comentário, e não deixe de conferir a listinha de livros sobre a chegada de um bebê!
Write a comment